A solidão é um sentimento de vazio interior proveniente da falta de interação, de diálogo e de convívio, que pode ocorrer nos casos de ninho vazio. (PEDROZO; PORTELLA, 2003).
Os problemas de saúde nos idosos, causados por patologias múltiplas, são agravados pela solidão. (GRIFFITHS et al., 1987)
A solidão provoca um sentimento de vazio interior, que pode estar presente no ser humano nas diferentes fases da vida, e tende a ser mais frequente com o envelhecimento. Fatores psicológicos e sociais parecem estar relacionados com o seu surgimento.
A população mundial de idosos está crescendo continuamente e a solidão interfere na qualidade de vida da pessoa, que se priva do convívio, empobrecendo o conhecimento adquirido no contato social e afetando as atividades de vida diária.
A incapacidade física e outras comorbidades, como as demências, podem contribuir para o isolamento social e a depressão, especialmente nos idosos.
Sintomas depressivos e demência são os distúrbios psiquiátricos mais frequentes na velhice. Doenças somáticas, isolamento social e diminuição da capacidade funcional interferem nas atividades da vida diária e na participação social, sendo fatores de risco relevantes para o surgimento dos quadros depressivos.
O idoso privado de convívio sofre; deixando de exercer atividades antes vivenciadas com prazer, torna-se triste e limitado.
A “solidão que dói” descrita em homens solteiros, divorciados e viúvos foi associada a maior suscetibilidade a doenças como hipertensão, problemas cardíacos, câncer na garganta e pneumonia. (WAI-TE; GALLAGHER, 2001)
Como Evitar a Solidão?
Uma vida ativa baseada no entretenimento e na comunicação pode evitar no idoso a depressão, o aparecimento de doenças físicas e mentais, a carência afetiva e emocional. (GUIDET-TI; PEREIRA, 2008).
Todo ser humano – criança, jovem ou idoso para um bem-estar biopsicossocial necessita conviver com outras pessoas.
A prática de atividades em grupo traz mudanças positivas na comunicação dos idosos. Nesse sentido, as relações sociais entre mais velhos estimulam a mente e o pensamento, tendo múltiplos efeitos benéficos sobre a saúde e bem-estar, contribuindo para melhoria da qualidade de vida. (GUIDETTI; PEREIRA, 2008)
O carinho e o respeito da família contribuem decisivamente para um final de vida feliz. (PORTO; KOLLER, 2006).
Idosos com boas condições de saúde, com autonomia física e mental, mantêm boas perspectivas de vida e podem assumir papéis relevantes na sociedade. (GIATTI; BARRETO, 2003).
Como vocês podem observar existem diversos autores explicando o significado do sentimento de solidão e o que fazer para acabar ou ao menos amenizar essa dor.
A solidão pode se manifestar por diversos motivos: Timidez, uma vida construída com poucos ou nenhum amigo, perdas de familiares, aposentadoria, depressão, síndrome do pânico… O fato é que faz muito mal ao corpo e ao espírito.
O Homem nasceu para viver em grupo e não em isolamento. Podemos viver melhor, conquistando novas amizades, participando da sociedade, interagindo com o mundo.
A Sépalas Empresa especializada em Cuidados ao Idoso pode te ajudar e muito nesse momento tão delicado.
Referências Bibliográficas Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano. Pesquisa realizada no Centro de Geriatria e Gerontologia da UFF/RJ pelas pesquisadoras Renata Francioni Lopes, Maria Teresinha Francioni e Vilma Duarte Camara
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.OkNãoPolítica de Privacidade
Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento usando o botão Revogar consentimento.Revogar Consentimento
Automated page speed optimizations for fast site performance